sexta-feira, 29 de março de 2013

Paixão e procissão do Senhor Morto marcam Sexta Santa em Pendências

Momento de reflexão para os católicos e cristãos, a Semana Santa é marcada pela lembrança da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Em Pendências, uma das cerimonias católica tradicional celebrada nesta Sexta-feira da Paixão (29) é a procissão do Senhor Morto, que segue da Igreja matriz de São João Batista, pelas ruas da cidade.

Presidida pelo Pároco Padre Jailton Soares, a cerimônia começou pouco após às 15h, com a prostração dos religiosos diante do altar da Igreja. Nesse dia, a Igreja Católica não realiza missas, relembrando a morte de Jesus através de três momentos: a leitura de textos religiosos, seguida pela adoração da cruz e a comunhão, com a distribuição de hóstias consagradas na missa do Lava-pés. “Na Sexta da Paixão, a Igreja faz silêncio para celebrar a morte de Jesus, no horário que ele entregou sua alma a Deus, por volta das três horas da tarde”,

Após as leituras, o sermão do nosso Padre sobre a importância daquele dia. Em seguida, os católicos lembram a Paixão de Jesus, o momento em que ele morre crucificado, com a retirada de um pano vermelho que cobre a cruz. Os religiosos presentes se aproximam para prestar homenagem, beijando o Senhor Morto.

Após a comunhão, os fiéis se reúnem para a Procissão do Senhor Morto. A procissão partiu da Igreja por volta das 17h, seguindo pelas ruas da cidade retornando em seguida, onde as imagens foram adornadas.

Fotos: Rafael escoteiro e Cesar Fotografo






















Nenhum comentário:

Postar um comentário