Altar da Matriz de São João Batista |
A paróquia de São João
Batista já esta com tudo pronto para celebrar Pentecostes na nossa matriz de
São João Batista, a santa missa acontece às 19h30min. E será celebrada pelo
nosso pároco Padre Jailton Soares.
Entendendo
Pentecostes
Pentecostes é uma celebração
muito importante do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo
sobre os apóstolos de Jesus Cristo. Pentecostes é celebrado 50 dias depois do
domingo de Páscoa, e no décimo dia depois do dia da Ascensão.
O termo Pentecostes é de
origem grega, e o significado é quinquagésimo, e junto com Natal e Páscoa, é a
terceira data mais importante do Ano Litúrgico. No Novo Testamento, Pentecostes
é o dia da vinda do Espírito Santo, da chegada de Cristo na Terra, Pentecostes marca
o final da festa Pascal.
Origem
de Pentecostes
Pentecostes celebra a
descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, durante
aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém, e também é
considerado o dia do nascimento da igreja.
Qual
é a cor litúrgica de Pentecostes e seu significado?
O vermelho domina essa
solenidade, associado ao fogo, símbolo do amor. 0 Espírito Santo é chamado
de "Espírito do amor".
Como
surgiu a festa de Pentecostes?
Antes de ser uma festa dos
cristãos, Pentecostes foi festa dos judeus, e sua origem se perde nas sombras
do passado. Antes de se chamar assim, tinha outros nomes, e era uma festa
agrícola. Em Êxodo 23,14-17 é chamada de festa da Colheita, a festa dos primeiros
feixes de trigo colhidos. Em Êxodo 34,22 é chamada de festa das Semanas. Por
que "festa das semanas"? A explicação é dada pelo Levítico
(23,15-21): calculavam-se 7 semanas a partir do inicio da colheita do trigo. 7
semanas = 49 dias.
Com o tempo, ela perdeu sua
ligação com a vida dos agricultores, recebeu o nome grego de Pentecostes e se
tomou festa cívico-religiosa. No tempo de Jesus, celebrada 50 dias apos a
Páscoa, ela recordava a dia em que no Monte Sinai, Deus entregou as tábuas da
Lei a Moises. Os Atos dos Apóstolos fazem coincidir a vinda do Espírito Santo
com a festa judaica de Pentecostes.
Quem
recebeu o Espírito Santo no dia de Pentecostes?
O episodio de Pentecostes é
narrado por Lucas em Atos 2,1-11. Sem muita reflexão, seriamos tentados a
responder que apenas os Doze apóstolos é que receberam o Espírito Santo. Mas
lendo com atenção o contexto desse acontecimento poderemos ter surpresas.
De fato, Lucas disse, antes
que viesse o Espírito: "Os apóstolos voltaram para Jerusalém, pois se
encontravam no chamado monte das Oliveiras, não muito longe de Jerusalém: uma
caminhada de sábado. Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam
hospedar-se. Ai estavam Pedro e João, Tiago e Andre, Filipe e Tome, Bartolomeu
e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelote e Judas, filho de Tiago. Todos
eles tinham os mesmos sentimentos e eram assíduos na oração, junto com algumas
mulheres, entre as quais Maria, mãe de
Jesus, e com as irmãos de Jesus. Nesses dias, ai estava reunido um grupo de
mais ou menos cento e vinte pessoas" (Atos 1,12-15a). No dia de
Pentecostes, já com Matias substituindo o traidor Judas, Lucas afirma que
"todos eles estavam reunidos no mesmo lugar" (2,1). Na fala depois de
terem recebido o Espírito Santo, Pedro cita a profeta Joel, que previa a efusão
do Espírito sobre todas as pessoas: "Nos últimos dias, diz o Senhor, eu
derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e filhas de vocês
vão profetizar, os jovens terão visões e os anciãos terão sonhos. E, naqueles
dias, derramarei o meu Espírito também sobre meus servos e servas, e eles
profetizarão" (2,17-18; veja Joel 3,1-5). Não se pode, portanto, afirmar
que somente os Doze ap6stolos e que receberam o Espírito.
O
fenômeno de falar em línguas surgiu em Pentecostes?
O dom de falar línguas
estranhas era um fenômeno restrito praticamente às comunidades cristãs de
Corinto. Esse dom tem pouco a ver com a Pentecostes de Atos 2,1-11. Lá em
Corinto, as pessoas rezavam a Deus em línguas estranhas,
todas juntas, sem que alguém
compreendesse coisa alguma. Paulo põe ordem nessa "babel", mandando
que orem um por vez, com interprete (1 Coríntios 12-14).
Em Atos as coisas são bem diferentes:
"Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras
línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Acontece que em
Jerusalém moravam judeus devotos de todas as nacões do mundo. Quando ouviram barulho, todos se reuniram e ficaram
confusos, pois cada um ouvia, na sua própria língua, os discípulos falarem.
Espantados e surpresos, diziam: 'Esses homens que estão falando, não são todos
galileus? Como é que cada um de nós os ouve em sua própria língua materna? ...
E cada um de nós em sua própria língua os ouve anunciar as maravilhas de
Deus!'" (2,4-8.11).
Lucas montou a cena de
Pentecostes sobre o molde da entrega da Lei a Moises, ou seja, sobre o molde do
Pentecostes judaico. Compare Atos 2,1-11 com Êxodo 19,1-20,21, e anote as
coincidências. Em Êxodo, todo o povo reunido ao redor do monte; em Atos, o
mundo inteiro reunido em Jerusalém. No Êxodo, relâmpagos, trovões, nuvem escura
etc., símbolos de teofania (= manifestação de Deus); nos Atos, vento forte,
línguas como de fogo, símbolos teofânicos (= manifestação do Espírito de Deus).
Qual
a mensagem de Pentecostes?
A mensagem vem , sobretudo
das leituras dessa solenidade, que são sempre as mesmas: Atos 2,1-11; 1
Coríntios 12,3b-7.12-13; João 20,19-23. Eis alguns temas que deveriam ser
aprofundados. 1. O supremo dom do Pai e de Jesus a humanidade é o Espírito
Santo. 2. Soprando sobre os discípulos, Jesus esta recriando a humanidade
mediante o sopro do Espírito. 3. Recebendo o Espírito de Jesus, os cristãos recebem
igualmente a mesma missão. 4. O Espírito é dado a todos. Ninguém fica sem ele,
e ninguém o possui plenamente. 5. O Espírito leva a humanidade a formar uma só
família, no amor, diferentemente de Babel-confusão, em que as pessoas não se
entendem.
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