terça-feira, 13 de novembro de 2012

Padre Jailton se reunirá hoje com o C.P.P da Paróquia de São João Batista



O nosso pároco o Padre Jailton Soares se reunirá pela primeira vez com o Conselho Pastoral Paroquial de nossa paroquia hoje às 19hs na escola estadual Luiz Gonzaga. Reunião esta que esta sendo aguardado por todos os coordenadores de pastorais e movimentos de nossa igreja.
O que é o CPP ?
O Conselho Paroquial de Pastoral - CPP é o organismo representativo de toda a Paróquia, constituída por comunidades eclesiais (matriz e “capelas”), ministérios, pastorais, movimentos eclesiais, etc. É sinal e instrumento de comunhão eclesial, lugar de encontro e de convergência, de diálogo e de irradiação pastoral.
O que faz o CPP?
O CPP tem a missão de garantir a vida de comunhão na paróquia. Por isso, é responsável pela organização e articulação das pastorais, e pela espiritualidade e formação dos fiéis. Ao CPP cabe refletir, planejar, decidir, animar e revisar toda a ação pastoral da paróquia. Ele deve preparar organizar e realizar as Assembleias Paroquiais de Pastoral, que são a instância mais importante da caminhada pastoral da paróquia. Ele encaminha a realização do Planejamento Paroquial de Pastoral. A ele cabe conhecer a realidade e seus desafios, julgá-la com os olhos da realidade e da Palavra de Deus, e estimular ações transformadoras que a tornem sinal do Reino de Deus.
Quem são os membros do CPP?
São membros do CPP: o pároco, os vigários paroquiais, os diáconos, o coordenador paroquial de cada pastoral, o coordenador paroquial de cada movimento, o coordenador paroquial de cada ministério, o articulador paroquial dos Grupos Bíblicos em Família, o coordenador e o administrador econômico de cada CPC (Conselho de Pastoral da Comunidade - capelas).
Quem preside o CPP?
Quem preside o CPP é o pároco. Ele deve estar presente em todas as reuniões, pôr na pauta os grandes desafios e compromissos da paróquia, oferecer os grandes eixos doutrinais e pastorais, a fim de iluminar os participantes a tomar as decisões que forem necessárias. Além do pároco, que preside o conselho, haverá também um/a coordenador/a, que será responsável pela articulação, organização, agenda das reuniões, etc. Esse coordenador deve atuar em sintonia e unidade como pároco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário